PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 1º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivo Geral:
Familiarizar o estudante com os conceitos fundamentais da Física sob o ponto de vista teórico e prático, desenvolvendo-lhe o raciocínio e método de trabalho.
Inter-relacionar a Física com as demais áreas do conhecimento.
Transmitir ao aluno os conceitos de física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes.
Proporcionar ao individuo a aplicação do conhecimento cientifico no campo tecnológico e em diversas situações.
Propiciar aos estudantes reconhecerem a Física enquanto uma construção humana, a partir de observações dos acontecimentos quotidianos e seu desenvolvimento pelos séculos até a atualidade. Compreender seus aspectos históricos e suas relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
Conhecer os conceitos físicos e saber utilizá-los nos acontecimentos diários em que a Física está presente. Relacionando grandezas, quantificando-as e identificando parâmetros relevantes.
Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
• Revisão de Vetores
• Primeiros conceitos de Eletrostática
• Força elétrica
• Campo elétrico
• Trabalho e potencial elétrico
Observação: prevista a participação opcional nas Olimpíadas Brasileiras de Física e de Astronomia.
• Identificar informações centrais e periféricas, apresentadas em diferentes linguagens e suas inter-relações;
• Organizar estratégias de ação e selecionar métodos;
• Selecionar modelos explicativos, formular hipóteses e prever resultados;
• Aplicar métodos adequados para análise e resolução de problemas;
• Formular e articular argumentos adequadamente;
• Fazer inferências (indutivas dedutivas e analógicas);
• Analisar criticamente a solução encontrada para uma situação problema;
• Confrontar possíveis soluções para uma situação problema.
Aulas expositivas, leitura e discussão de textos, resolução de problemas. Seminários. Prática de ensino em espaços formais e não-formais. Orientação individual e coletiva dos alunos durante o planejamento e execução das atividades propostas, e trabalhos científicos.
PROVA DISCURSIVA: Conceitos da Eletrostática, Força elétrica e Campo elétrico.
PROVA OBJETIVA: Conceitos da eletrostática, corrente elétrica e estudo dos resistores.
PROVÃO: Conteúdo da discursiva mais conteúdo da objetiva.
Bibliografia: Livro-texto Kazuito-Fuke-Carlos, Os alicerces da Física.
PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 2º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivo Geral:
Familiarizar o estudante com os conceitos fundamentais da Física sob o ponto de vista teórico e prático, desenvolvendo-lhe o raciocínio e método de trabalho.
Inter-relacionar a Física com as demais áreas do conhecimento.
Transmitir ao aluno os conceitos de física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes.
Proporcionar ao individuo a aplicação do conhecimento cientifico no campo tecnológico e em diversas situações.
Propiciar aos estudantes reconhecerem a Física enquanto uma construção humana, a partir de observações dos acontecimentos quotidianos e seu desenvolvimento pelos séculos até a atualidade. Compreender seus aspectos históricos e suas relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
Conhecer os conceitos físicos e saber utilizá-los nos acontecimentos diários em que a Física está presente. Relacionando grandezas, quantificando-as e identificando parâmetros relevantes.
Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
Corrente elétrica
• Estudo dos resistores
• Campo elétrico
• Trabalho e potencial elétrico
Observação: prevista a participação opcional nas Olimpíadas Brasileiras de Física e de Astronomia.
• Identificar informações centrais e periféricas, apresentadas em diferentes linguagens e suas inter-relações;
• Organizar estratégias de ação e selecionar métodos;
• Selecionar modelos explicativos, formular hipóteses e prever resultados;
• Aplicar métodos adequados para análise e resolução de problemas;
• Formular e articular argumentos adequadamente;
• Fazer inferências (indutivas dedutivas e analógicas);
• Analisar criticamente a solução encontrada para uma situação problema;
• Confrontar possíveis soluções para uma situação problema.
Aulas expositivas, leitura e discussão de textos, resolução de problemas. Seminários. Prática de ensino em espaços formais e não-formais. Orientação individual e coletiva dos alunos durante o planejamento e execução das atividades propostas, e trabalhos científicos.
PROVA DISCURSIVA: Corrente elétrica associação de Resistores, Campo Elétrico, Trabalho e potencial elétrico.
PROVA OBJETIVA:
Conceitos da eletrostática, estudo dos resistores corrente elétricos, Trabalho e potencial elétrico.
PROVÃO: Conteúdo da discursiva mais conteúdo da objetiva.
Bibliografia: Livro-texto Kazuito-Fuke-Carlos, Os alicerces da Física.
PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 3º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivo Geral:
Familiarizar o estudante com os conceitos fundamentais da Física sob o ponto de vista teórico e prático, desenvolvendo-lhe o raciocínio e método de trabalho.
Inter-relacionar a Física com as demais áreas do conhecimento.
Transmitir ao aluno os conceitos de física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes.
Proporcionar ao individuo a aplicação do conhecimento cientifico no campo tecnológico e em diversas situações.
Propiciar aos estudantes reconhecerem a Física enquanto uma construção humana, a partir de observações dos acontecimentos quotidianos e seu desenvolvimento pelos séculos até a atualidade. Compreender seus aspectos históricos e suas relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
Conhecer os conceitos físicos e saber utilizá-los nos acontecimentos diários em que a Física está presente. Relacionando grandezas, quantificando-as e identificando parâmetros relevantes.
Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
• Instrumentos de medidas elétricas
• Estudo dos geradores
• Condutores em equilíbrio eletrostático
• Capacitores
Observação: prevista a participação opcional nas Olimpíadas Brasileiras de Física e de Astronomia.
• Identificar informações centrais e periféricas, apresentadas em diferentes linguagens e suas inter-relações;
• Organizar estratégias de ação e selecionar métodos;
• Selecionar modelos explicativos, formular hipóteses e prever resultados;
• Aplicar métodos adequados para análise e resolução de problemas;
• Formular e articular argumentos adequadamente;
• Fazer inferências (indutivas dedutivas e analógicas);
• Analisar criticamente a solução encontrada para uma situação problema;
• Confrontar possíveis soluções para uma situação problema.
Aulas expositivas, leitura e discussão de textos, resolução de problemas. Seminários. Prática de ensino em espaços formais e não-formais. Orientação individual e coletiva dos alunos durante o planejamento e execução das atividades propostas, e trabalhos científicos.
PROVA DISCURSIVA:
Instrumentos de medidas e Geradores, Condutores em equilíbrio eletrostático, capacitores.
PROVA OBJETIVA:
Instrumentos de medidas e
Geradores, Circuitos elétricos.
PROVÃO: Conteúdo da discursiva mais conteúdo da objetiva
Bibliografia: Livro-texto Kazuito-Fuke-Carlos, Os alicerces da Física.
PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 4º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivo Geral:
Familiarizar o estudante com os conceitos fundamentais da Física sob o ponto de vista teórico e prático, desenvolvendo-lhe o raciocínio e método de trabalho.
Inter-relacionar a Física com as demais áreas do conhecimento.
Transmitir ao aluno os conceitos de física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes.
Proporcionar ao individuo a aplicação do conhecimento cientifico no campo tecnológico e em diversas situações.
Propiciar aos estudantes reconhecerem a Física enquanto uma construção humana, a partir de observações dos acontecimentos quotidianos e seu desenvolvimento pelos séculos até a atualidade. Compreender seus aspectos históricos e suas relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
Conhecer os conceitos físicos e saber utilizá-los nos acontecimentos diários em que a Física está presente. Relacionando grandezas, quantificando-as e identificando parâmetros relevantes.
Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
• Estudo dos geradores
• Condutores em equilíbrio eletrostático
• Capacitores
• Receptores elétricos
• Estudo dos circuitos elétricos
• Eletromagnetismo:
Observação: prevista a participação opcional nas Olimpíadas Brasileiras de Física e de Astronomia.
• Identificar informações centrais e periféricas, apresentadas em diferentes linguagens e suas inter-relações;
• Organizar estratégias de ação e selecionar métodos;
• Selecionar modelos explicativos, formular hipóteses e prever resultados;
• Aplicar métodos adequados para análise e resolução de problemas;
• Formular e articular argumentos adequadamente;
• Fazer inferências (indutivas dedutivas e analógicas);
• Analisar criticamente a solução encontrada para uma situação problema;
• Confrontar possíveis soluções para uma situação problema.
Aulas expositivas, leitura e discussão de textos, resolução de problemas. Seminários. Prática de ensino em espaços formais e não-formais. Orientação individual e coletiva dos alunos durante o planejamento e execução das atividades propostas, e trabalhos científicos.
PROVA DISCURSIVA:
Geradores, Condutores em equilíbrio eletrostático, capacitores, circuitos elétricos, Eletromagnetismo.
PROVA OBJETIVA:
Geradores, Circuitos elétricos, Circuitos elétricos e eletromagnetismo.
PROVÃO: Conteúdo da discursiva mais conteúdo da objetiva
Bibliografia: Livro-texto Kazuito-Fuke-Carlos, Os alicerces da Física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário