Professor Diorgema

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

planejamento do3º ano de fisica

PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 1º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivo Geral:
Familiarizar o estudante com os conceitos fundamentais da Física sob o ponto de vista teórico e prático, desenvolvendo-lhe o raciocínio e método de trabalho.
Inter-relacionar a Física com as demais áreas do conhecimento.
Transmitir ao aluno os conceitos de física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes.
Proporcionar ao individuo a aplicação do conhecimento cientifico no campo tecnológico e em diversas situações.
Propiciar aos estudantes reconhecerem a Física enquanto uma construção humana, a partir de observações dos acontecimentos quotidianos e seu desenvolvimento pelos séculos até a atualidade. Compreender seus aspectos históricos e suas relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
Conhecer os conceitos físicos e saber utilizá-los nos acontecimentos diários em que a Física está presente. Relacionando grandezas, quantificando-as e identificando parâmetros relevantes.














Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
• Revisão de Vetores

• Primeiros conceitos de Eletrostática

• Força elétrica

• Campo elétrico

• Trabalho e potencial elétrico

Observação: prevista a participação opcional nas Olimpíadas Brasileiras de Física e de Astronomia.
• Identificar informações centrais e periféricas, apresentadas em diferentes linguagens e suas inter-relações;
• Organizar estratégias de ação e selecionar métodos;
• Selecionar modelos explicativos, formular hipóteses e prever resultados;
• Aplicar métodos adequados para análise e resolução de problemas;
• Formular e articular argumentos adequadamente;
• Fazer inferências (indutivas dedutivas e analógicas);
• Analisar criticamente a solução encontrada para uma situação problema;
• Confrontar possíveis soluções para uma situação problema.
Aulas expositivas, leitura e discussão de textos, resolução de problemas. Seminários. Prática de ensino em espaços formais e não-formais. Orientação individual e coletiva dos alunos durante o planejamento e execução das atividades propostas, e trabalhos científicos.


PROVA DISCURSIVA: Conceitos da Eletrostática, Força elétrica e Campo elétrico.

PROVA OBJETIVA: Conceitos da eletrostática, corrente elétrica e estudo dos resistores.

PROVÃO: Conteúdo da discursiva mais conteúdo da objetiva.
Bibliografia: Livro-texto Kazuito-Fuke-Carlos, Os alicerces da Física.















PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 2º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivo Geral:
Familiarizar o estudante com os conceitos fundamentais da Física sob o ponto de vista teórico e prático, desenvolvendo-lhe o raciocínio e método de trabalho.
Inter-relacionar a Física com as demais áreas do conhecimento.
Transmitir ao aluno os conceitos de física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes.
Proporcionar ao individuo a aplicação do conhecimento cientifico no campo tecnológico e em diversas situações.
Propiciar aos estudantes reconhecerem a Física enquanto uma construção humana, a partir de observações dos acontecimentos quotidianos e seu desenvolvimento pelos séculos até a atualidade. Compreender seus aspectos históricos e suas relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
Conhecer os conceitos físicos e saber utilizá-los nos acontecimentos diários em que a Física está presente. Relacionando grandezas, quantificando-as e identificando parâmetros relevantes.













Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação

Corrente elétrica

• Estudo dos resistores

• Campo elétrico

• Trabalho e potencial elétrico

Observação: prevista a participação opcional nas Olimpíadas Brasileiras de Física e de Astronomia.
• Identificar informações centrais e periféricas, apresentadas em diferentes linguagens e suas inter-relações;
• Organizar estratégias de ação e selecionar métodos;
• Selecionar modelos explicativos, formular hipóteses e prever resultados;
• Aplicar métodos adequados para análise e resolução de problemas;
• Formular e articular argumentos adequadamente;
• Fazer inferências (indutivas dedutivas e analógicas);
• Analisar criticamente a solução encontrada para uma situação problema;
• Confrontar possíveis soluções para uma situação problema.
Aulas expositivas, leitura e discussão de textos, resolução de problemas. Seminários. Prática de ensino em espaços formais e não-formais. Orientação individual e coletiva dos alunos durante o planejamento e execução das atividades propostas, e trabalhos científicos.


PROVA DISCURSIVA: Corrente elétrica associação de Resistores, Campo Elétrico, Trabalho e potencial elétrico.

PROVA OBJETIVA:
Conceitos da eletrostática, estudo dos resistores corrente elétricos, Trabalho e potencial elétrico.

PROVÃO: Conteúdo da discursiva mais conteúdo da objetiva.
Bibliografia: Livro-texto Kazuito-Fuke-Carlos, Os alicerces da Física.

















PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 3º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivo Geral:
Familiarizar o estudante com os conceitos fundamentais da Física sob o ponto de vista teórico e prático, desenvolvendo-lhe o raciocínio e método de trabalho.
Inter-relacionar a Física com as demais áreas do conhecimento.
Transmitir ao aluno os conceitos de física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes.
Proporcionar ao individuo a aplicação do conhecimento cientifico no campo tecnológico e em diversas situações.
Propiciar aos estudantes reconhecerem a Física enquanto uma construção humana, a partir de observações dos acontecimentos quotidianos e seu desenvolvimento pelos séculos até a atualidade. Compreender seus aspectos históricos e suas relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
Conhecer os conceitos físicos e saber utilizá-los nos acontecimentos diários em que a Física está presente. Relacionando grandezas, quantificando-as e identificando parâmetros relevantes.











Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação

• Instrumentos de medidas elétricas

• Estudo dos geradores

• Condutores em equilíbrio eletrostático

• Capacitores

Observação: prevista a participação opcional nas Olimpíadas Brasileiras de Física e de Astronomia.
• Identificar informações centrais e periféricas, apresentadas em diferentes linguagens e suas inter-relações;
• Organizar estratégias de ação e selecionar métodos;
• Selecionar modelos explicativos, formular hipóteses e prever resultados;
• Aplicar métodos adequados para análise e resolução de problemas;
• Formular e articular argumentos adequadamente;
• Fazer inferências (indutivas dedutivas e analógicas);
• Analisar criticamente a solução encontrada para uma situação problema;
• Confrontar possíveis soluções para uma situação problema.
Aulas expositivas, leitura e discussão de textos, resolução de problemas. Seminários. Prática de ensino em espaços formais e não-formais. Orientação individual e coletiva dos alunos durante o planejamento e execução das atividades propostas, e trabalhos científicos.


PROVA DISCURSIVA:
Instrumentos de medidas e Geradores, Condutores em equilíbrio eletrostático, capacitores.

PROVA OBJETIVA:
Instrumentos de medidas e
Geradores, Circuitos elétricos.

PROVÃO: Conteúdo da discursiva mais conteúdo da objetiva
Bibliografia: Livro-texto Kazuito-Fuke-Carlos, Os alicerces da Física.


















PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 4º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivo Geral:
Familiarizar o estudante com os conceitos fundamentais da Física sob o ponto de vista teórico e prático, desenvolvendo-lhe o raciocínio e método de trabalho.
Inter-relacionar a Física com as demais áreas do conhecimento.
Transmitir ao aluno os conceitos de física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes.
Proporcionar ao individuo a aplicação do conhecimento cientifico no campo tecnológico e em diversas situações.
Propiciar aos estudantes reconhecerem a Física enquanto uma construção humana, a partir de observações dos acontecimentos quotidianos e seu desenvolvimento pelos séculos até a atualidade. Compreender seus aspectos históricos e suas relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
Conhecer os conceitos físicos e saber utilizá-los nos acontecimentos diários em que a Física está presente. Relacionando grandezas, quantificando-as e identificando parâmetros relevantes.












Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
• Estudo dos geradores

• Condutores em equilíbrio eletrostático

• Capacitores

• Receptores elétricos

• Estudo dos circuitos elétricos

• Eletromagnetismo:

Observação: prevista a participação opcional nas Olimpíadas Brasileiras de Física e de Astronomia.
• Identificar informações centrais e periféricas, apresentadas em diferentes linguagens e suas inter-relações;
• Organizar estratégias de ação e selecionar métodos;
• Selecionar modelos explicativos, formular hipóteses e prever resultados;
• Aplicar métodos adequados para análise e resolução de problemas;
• Formular e articular argumentos adequadamente;
• Fazer inferências (indutivas dedutivas e analógicas);
• Analisar criticamente a solução encontrada para uma situação problema;
• Confrontar possíveis soluções para uma situação problema.
Aulas expositivas, leitura e discussão de textos, resolução de problemas. Seminários. Prática de ensino em espaços formais e não-formais. Orientação individual e coletiva dos alunos durante o planejamento e execução das atividades propostas, e trabalhos científicos.


PROVA DISCURSIVA:
Geradores, Condutores em equilíbrio eletrostático, capacitores, circuitos elétricos, Eletromagnetismo.

PROVA OBJETIVA:
Geradores, Circuitos elétricos, Circuitos elétricos e eletromagnetismo.

PROVÃO: Conteúdo da discursiva mais conteúdo da objetiva
Bibliografia: Livro-texto Kazuito-Fuke-Carlos, Os alicerces da Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário