Professor Diorgema

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

planejamento de matematica do 1º ano

PLANEJAMENTO ANUAL– 2010

ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 1º TURMA: BIMESTRE: 1º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações;
comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.


Conteúdo Habilidades Avaliação Observações
1-Conjuntos numéricos
• Operações;
• Conjuntos N,Z,Q,I,R
• Intervalos reais
• Problema
2- Funções
• Definições
• Domínio e Imagem
• Gráficos
• Plano cartesiano
• Análise de gráficos
3-Noções de Matemática financeira
• Razão e proporção
• Porcentagem • Reconhecer os conjuntos numéricos, bem como as operações de em conjuntos;
• Identificar os tipos de intervalos
• Resolver problemas com conjuntos
• Identificar uma função
• Identificar e construir gráficos
• Identificar seu domínio e imagem



• Ser capaz de extrair dados significativos de um gráfico através de sua análise;
• Identificar razões proporcionais, diretamente ou inversamente.
• Ser capaz de trabalhar com porcentagem, bem como aplicar em cálculos de juros ou descontos simples. • 40% de Prova discursiva;
• 30% de Prova Objetiva;
• 20% de média de listas de exercícios e Provão interdisciplinar
• 10% de Avaliação formativa • *As avaliações e os conteúdos estão sujeitos a alterações de acordo com as necessidades percebidas pelo professor e serão confirmados pelo mesmo em sala de aula.
• As listas de exercícios serão todas vistadas;
• A avaliação formativa será vinculada a freqüência, participação, comportamento e outros valores formativos.
Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual.
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática

















PLANEJAMENTO ANUAL– 2010

ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 1º TURMA: BIMESTRE: 2º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações;
comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.




Conteúdo Habilidades Avaliação Observações
1- Função Afim
• Definição
• Gráfico
• Coeficientes
• Zero ou raiz
• Crescimento
• Sinal
• Inequações
2- Noções de Matemática financeira
• Juros e desconto simples
• Juro composto



3- Progressão Aritmética-PA
• Definição
• Termo Geral
• Soma dos Termos
• Reconhecer uma função Afim bem como seu gráfico
• Identificar seus coeficientes e saber qual a função de cada um deles
• Ser capaz de trabalhar com estudo de sinais e resolver inequações


• Identificar razões proporcionais, diretamente ou inversamente.
• Ser capaz de trabalhar com porcentagem, bem como aplicar em cálculos de juros, descontos simples. ou juro composto
• Identificar seqüências entre elas a PA
• Ser capaz de trabalhar com trabalhar com suas aplicações • 40% de Prova discursiva;
• 30% de Prova Objetiva;
• 20% de média de listas de exercícios e Provão interdisciplinar;
• 10% de Avaliação Formativa • *As avaliações e os conteúdos estão sujeitos a alterações de acordo com as necessidades percebidas pelo professor e serão confirmados pelo mesmo em sala de aula.
• As listas de exercícios serão todas vistadas;
• A avaliação formativa será vinculada a freqüência, participação, comportamento e outros valores formativos.
Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual.
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática

















PLANEJAMENTO ANUAL– 2010

ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 1º TURMA: BIMESTRE: 3º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações;
comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.


Conteúdo Habilidades Avaliação Observações
1- Função Quadrática
• Definições
• Domínio e Imagem
• Gráficos
• Equações
• Inequações
2- Progressão Geométrica
• Definição
• Termo Geral
• Soma dos Termos
• PG convergente
• PG e PA
3- Geometria Plana o Conceitos primitivos o Ângulos o Paralelismo o Ângulos na circunferência • Ser capaz de reconhecer uma função do 2º grau e suas propriedades, além de resolver problemas com equações e Inequações.


• Ser Capaz de reconhecer um PG bem como aplicar suas fórmulas de termo geral e de soma dos termos;



• Relembrar conceitos básicos de Geo plana e trabalhar suas aplicações com ângulos e retas • 40% de Prova discursiva;
• 30% de Prova Objetiva;
• 20% de média de listas de exercícios e Provão interdisciplinar;
• 10% de Avaliação Formativa • *As avaliações e os conteúdos estão sujeitos a alterações de acordo com as necessidades percebidas pelo professor e serão confirmados pelo mesmo em sala de aula.
• As listas de exercícios serão todas vistadas;
• A avaliação formativa será vinculada a freqüência, participação, comportamento e outros valores formativos.
Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual.
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática






















PLANEJAMENTO ANUAL– 2010

ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 1º TURMA: BIMESTRE: 4º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações;
comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.


Conteúdo Habilidades Avaliação Observações
1-Geometria Plana
• Semelhança de triângulos
• Teorema dos Senos e co-senos
• Relações métricas
• Polígonos Regulares inscritos
• Comprimento e arco de circunferência
• Área de figuras planas


2- Geometria dos corpos sólidos
• Poliedros
• Poliedros de Platão
• Relação de Euler
• Prisma, pirâmide e tronco. • Ser capaz de trabalhar com semelhança de triângulos bem como com outros tipos de triângulos;
• Identificar e aplicar as situações problemas os polígonos inscritos, bem como comprimento de arco e circunferência.
• Trabalhar com áreas de figuras planas

• Ser capaz de identificar corpos sólidos bem como trabalhar aplicações voltadas a eles • 40% de Prova discursiva;
• 30% de Prova Objetiva;
• 20% de média de listas de exercícios e Provão interdisciplinar;
• 10% de Avaliação Formativa • *As avaliações e os conteúdos estão sujeitos a alterações de acordo com as necessidades percebidas pelo professor e serão confirmados pelo mesmo em sala de aula.
• As listas de exercícios serão todas vistadas;
• A avaliação formativa será vinculada a freqüência, participação, comportamento e outros valores formativos.
Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual.
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática

Nenhum comentário:

Postar um comentário