Professor Diorgema

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

planejamento de matematica do 3º ano

PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 1º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações; comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.


Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
1- Geometria Analítica
• Plano Cartesiano
• Distância entre dois pontos
• Ponto médio
• Condição de alinhamento de 3 pontos
• Equação geral e reduzida da reta;
• Paralelismo e perpendicularismo;
2- Análise Combinatória
• Principio
Fundamental da Contagem ( PFC)
• Fatorial
• Arranjos Simples Combinações
• Ser capaz de trabalhar no plano cartesiano com ponto e retas;
• Calcular a distancia de dois pontos usando suas coordenadas
• Ser capaz de determinar a equação de uma reta
• Ser capaz de criar retas paralelas e perpendiculares no plano cartesiano
• Reconhecer as aplicações do PFC
• Calcular e aplicar o fatorial
• Diferenciar e aplicar arranjos e combinações
• Resolver problemas utilizando PFC, Arranjos e Combinações.
• Aulas expositivas em quadro negro.
• Aulas fora de sala de para aplicações do conhecimento a elementos concretos
• Resolução de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicações.

• Provas objetivas (30%)
• Provas discursivas (40%)
• Listas de Exercícios
• Testes relâmpagos (20% para os dois últimos tópicos)
• Avaliação Formativa (10%)

Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual.
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática
























PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 2º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações; comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.


Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
1- Geometria Analítica
• Ângulo entre retas
• Distância de ponto a reta
• Área de triângulo
• Bissetrizes do ângulo de duas retas
• Equação geral e reduzida de uma circunferência
• Posições relativas
• Inequações de 2º grau com duas incógnitas
• Tangencia
2- Números complexos
• Definição
• Operações
• Plano Argand-Gauss
• Módulo
• Argumento
3- Análise Combinatória
• Permutação
• Permutação com repetição
• Ser capaz de calcular a distância entre ponto e reta;
• Calcular ângulos entre as retas;
• Calcular a área de um triângulo usando as coordenadas dos pontos de vértice
• Traçar a bissetriz entre duas retas
• Ser capaz de construir as equações de reta;
• Ser capaz de trabalhar com posições relativas e inequações
• Identificar e calcular retas tangentes
• Compreender o conjunto dos números complexos;
• Ser capaz de operar números complexos
• Ser capaz de representá-los no Plano Argand-Gauss, bem como identificar seu módulo e seu argumento.
• Trabalhar com permutações e resolver
problemas
• Aulas expositivas em quadro negro.
• Aulas fora de sala de para aplicações do conhecimento a elementos concretos
• Resolução de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicações.

• Provas objetivas (30%)
• Provas discursivas (40%)
• Listas de Exercícios
• Testes relâmpagos (20% para os dois últimos tópicos)
• Avaliação Formativa (10%)

Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual.
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática

















PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 3º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações; comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.


Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
1- Números Complexos
• Forma Polar
• Operações na forma polar
• Potenciação e radiciação
2- Polinômios
• Função Polinomial
• Operações
• Teorema Fundamental da Álgebra
3- Probabilidade
• Experimento aleatório
• Espaço amostral
• Evento
• Probabilidade em espaços amostra equiprováveis
• Probabilidade da união
• Ser capaz de representar um número complexo em sua forma polar e resolver operações, inclusive de potenciação e
radiciação
• Ser capaz de reconhecer uma função polinomial e resolver operações;
• Aplicar o Teorema Fundamental da Álgebra
• Entender os conceitos de experimento, espaço e evento para o cálculo de probabilidades e suas aplicações.
• Aulas expositivas em quadro negro.
• Aulas fora de sala de para aplicações do conhecimento a elementos concretos
• Resolução de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicações.

• Provas objetivas (30%)
• Provas discursivas (40%)
• Listas de Exercícios
• Testes relâmpagos (20% para os dois últimos tópicos)
• Avaliação Formativa (10%)

Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual.
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática





















PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 3º Ano TURMA: BIMESTRE: 4º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações; comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.



Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
1- Polinômios
• Teorema da Decomposição
• Raízes complexas e multiplicidade de
raízes
• Relações de Girard
• Raízes Racionais
2- Probabilidade
• Probabilidade
Condicional
• Probabilidade de eventos sucessivos
3-Binômio de Newton
4- Estatística
• Variável
• Tabelas de
Freqüência
• Medidas de centralidade e dispersão
• Ser capaz de identificar e aplicar o Teorema da decomposição
• Ser capaz de calcular as raízes de um polinômio
• Ser capaz de utilizar as relações de Girard para resolver problemas de equação polinomial
• Ser capaz de identificar outros tipos de probabilidades e resolver problemas
• Identificar e calcular coeficientes binomiais
• Ser capaz de construir e aplicar o triângulo de Pascal
• Ser capaz de identificar o termo geral do binômio
• Ser capaz de identificar variáveis, gerar e interpretar tabelas de freqüência e calcular medidas de centralidade e dispersão.
• Aulas expositivas em quadro negro.
• Aulas fora de sala de para aplicações do conhecimento a elementos concretos
• Resolução de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicações.

• Provas objetivas (30%)
• Provas discursivas (40%)
• Listas de Exercícios
• Testes relâmpagos (20% para os dois últimos tópicos)
• Avaliação Formativa (10%)

Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual.
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática

Nenhum comentário:

Postar um comentário