Professor Diorgema

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

planejamento de matematica do 2º ano

PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 2º TURMA: BIMESTRE: 1º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações; comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.


Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
1- Matrizes
• Definição
• Representação algébrica
• Tipos de matrizes
• Operações com matrizes
• Matriz transpostas

2- Função Exponencial
• Definição
• Gráfico
• Inequações.

3- Logaritmos
• Definição
• Propriedades
• mudança de base
• Função Logarítmica
• Inequações logarítmicas
• Reconhecer matrizes, bem como as operações;
• Identificar os tipos de matrizes
• Resolver problemas com matrizes



• Ser capaz de identificar uma função exponencial e suas propriedades ale da construção de gráficos e resolução de problemas

• Ser capaz de identificar uma função logarítmica e suas propriedades ale da construção de gráficos e resolução de problemas

• Aulas expositivas em quadro negro.
• Aulas fora de sala de para aplicações do conhecimento a elementos concretos
• Resolução de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicações.

• Provas objetivas (30%)
• Provas discursivas (40%)
• Listas de Exercícios
• Testes relâmpagos (20% para os dois últimos tópicos)
• Avaliação Formativa (10%)

Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual.
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática



















PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 2º TURMA: BIMESTRE: 2º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações; comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.


Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
1- Matrizes
• Inversão de matrizes
2-Determinantes
• Determinante de ordem 2;
• Menor complementar
• Cofator
• Determinante de ordem 3;
3- Trigonometria
• Triângulos retângulos
• Relações fundamentais
• Resolução de triângulos
• Funções circulares
• Relações decorrentes
• Equações, Inequações circulares.
• Ser capaz de trabalhar com matrizes e calcular sua inversa.
• Ser capaz montar matrizes e calcular seu determinante;
• Resolver problema que necessitem do
determinante
• Ser capaz de reconhecer as relações fundamentais e suas aplicações em triângulos, para poder resolver problemas envolvendo equações e inequações;
• Aulas expositivas em quadro negro.
• Aulas fora de sala de para aplicações do conhecimento a elementos concretos
• Resolução de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicações.
• Provas objetivas (30%)
• Provas discursivas (40%)
• Listas de Exercícios
• Testes relâmpagos (20% para os dois últimos tópicos)
• Avaliação Formativa (10%)

Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática
























PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 2º TURMA: BIMESTRE: 3º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações; comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.








Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
1- Determinantes
• Regra de Sarrus
• Determinante de ordem >3
• Propriedades dos Determinantes
• Determinante de Vandermonde
2- Funções Trigonométricas
• Seno
• Cosseno
• Tangente
3- Geometria Espacial
• Postulados
• Retas e planos
• Perpendicularidade
• ângulos
• Distância
• Posições relativas

• Ser capaz montar matrizes e calcular seu determinante;
• Resolver problema que necessitem do determinante
• Ser capaz de trabalhar com funções trigonométricas
• Conhecer os principais Postulados e aplicar propriedades
• Aulas expositivas em quadro negro.
• Aulas fora de sala de para aplicações do conhecimento a elementos concretos
• Resolução de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicações.
• Provas objetivas (30%)
• Provas discursivas (40%)
• Listas de Exercícios
• Testes relâmpagos (20% para os dois últimos tópicos)
• Avaliação Formativa (10%)

Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual.
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática
















PLANEJAMENTO ANUAL– 2010
ÁREA: Ciência da Natureza Matemática e suas tecnologias DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 2º TURMA: BIMESTRE: 4º Bimestre
PROFESSOR (A): Diorge Carvalho Magalhães
Objetivos Gerais
Como Alunos
Formar alunos com sólidos conhecimentos e habilidades, que desenvolvam hábitos intelectuais e técnicas de trabalho que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, ou seja, alunos que:
Saibam buscar, selecionar e interpretar criticamente informações; comuniquem idéias por diferentes linguagens;
Formulem e solucionem problemas;
Tenham hábitos adequados de estudo, saibam trabalhar em grupo e tenham qualidades como empenho, organização, flexibilidade e tolerância;
Incorporem a importância do conhecimento e o prazer de aprender.

Como Cidadãos
Formar pessoas que atuem de forma ativa na vida social e cultural, que respeitem os direitos, as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência democrática:
Que compreendam a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres;
Que utilizem o diálogo como forma de mediar conflitos e se posicionem contra a discriminação social e preconceitos como de raça, cor e sexo;
Que tenham interesse por diferentes formas de expressão artística e cultural;
Que se percebam como integrantes do meio ambiente, ao mesmo tempo dependentes e agentes de transformações.

Como indivíduos
Desenvolver pessoas saudáveis e autônomas, com grande capacidade de inserção social:
Que tenham conhecimento de suas características físicas, cognitivas e emocionais;
Que sejam capazes de resistir a frustrações e de analisar a conseqüência dos seus atos,
Que realizem projetos pessoais.


Conteúdo
Habilidades
Procedimentos Metodológicos
Avaliação
1-Sistemas Lineares
• Definição
• Forma matricial de um Sistema Linear
• Classificação
• Regra de Cramer
• Discussão de Sistemas
• Escalonamento


2- Geometria Espacial
• Poliedros
• Relação de Euler
• Poliedros de Platão
• Poliedros Regulares
• Prisma
• Pirâmide
• cilindro
• Cone
• Esfera
• Ser capaz de identificar e classificar um sistema linear
• Ser capaz de utilizar a Regra de Cramer na Resolução de Sistemas.
• Ser capaz de fazer a discussão de um Sistema
• Ser capaz de resolver um Sistema por escalonamento

• Ser capaz de identificar cada um dos tipos de poliedros e resolver problemas



• Ser capaz de identificar prismas, pirâmides, cilindros e cone e resolver problemas.
• Reconhecer e resolver problemas de esfera
• Aulas expositivas em quadro negro.
• Aulas fora de sala de para aplicações do conhecimento a elementos concretos
• Resolução de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicações.

• Provas objetivas (30%)
• Provas discursivas (40%)
• Listas de Exercícios
• Testes relâmpagos (20% para os dois últimos tópicos)
• Avaliação Formativa (10%)

Bibliografia: Livro-texto Gelson Iezzi Matemática Ed. Atual.
Matemática- Vol. Único, Marcondes, Gentil e Sérgio. Ed. Ática

Nenhum comentário:

Postar um comentário